naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

terça-feira, abril 05, 2005

As minhas Graças

Sinto-me enGraçada.

1. A graça de me chamar Vicente.
Ana é um nome banal. Várias vezes ao dia, olho para o lado a ouvir o meu nome e não é para mim. Na escola, a coisa resolvia-se com o recurso ao segundo nome (palavra proibida), mas quando comecei a crescer, Vicente passou a ser a minha graça distintiva.
Começaram a tratar-me por Vicente e, daí, logo me senti ainda mais filha do meu pai. Sempre ouvi os colegas dele tratarem-no por Vicente. Passei a ser fiel depositária do nome de família. Fazer parte de uma família é mais do que ter um nome. Gostar tanto dele deve querer dizer que pertenço de coração a esta família.
Vicente é Vicente Amiga, Vicenta, Vicentina... Tem muitas variações. Gosto disso.

2. A graça de viver na Graça.
Vivo no bairro da Graça há um ano aproximadamente. Há uns anos tive por lá uma relação de amor, que me manteve no bairro por uns meses. Agora o bairro é meu. Não há nada como a Graça. É o meu bairro. Nunca mais saio de lá. Adoro as velhas cuscas à janela, os jovens residentes, os empregados desconfiados e os simpáticos, o facto de ter tudo, até a Feira da Ladra mesmo à mão. Lisboeta, popular, cosmopolita e agradável. Nunca mais saio da Graça.

3. A graça de ter graça.
Não consigo evitar a maior parte das vezes.

Por isto, dou graças às minhas graças. Gosto tanto delas.
Mas dou sobretudo graças pela vida toda. Por aquilo que vivo todos os dias. Pela alegria e pelo sofrimento. Dou graças. Acho que me ajuda a crescer.

6 Comments:

  • At 4:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Mas que gracinha de menina!

    ;)

    a.m.

     
  • At 3:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Vicente: do Latim "Vicentius" - "aquele que vence".


    VacaMarada

     
  • At 4:30 da tarde, Blogger ana vicente said…

    a.m.: sou uma gracinha de menina e uma graça de mulher. Piscar de olho também para ti.

    miss marie: de facto tem graça. Bem-vinda só em Maio. Cuidado, é apaixonante.

    vaca marada: obrigada. Espero ser Vicente nesse sentido.

     
  • At 10:14 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    "Pela alegria e pelo sofrimento. Dou graças. Acho que me ajuda a crescer."

    Acho que dares graças pelas duas coisas é já um sinal que já és crescida! continua!

     
  • At 2:21 da tarde, Blogger Tiago said…

    chamar-te "a Vicente" é saber que estás lá e podemos contar. pq anas há muitas, mas "a vicente" é aquela, tu. E sabemos sempre de quem se fala qd se fala "da Vicente". e qd a Graça é só nossa tudo parece mais brilhante. eu tenho saudades da graça. por isso vou lá pouco. pq ainda sou de lá. e custa-me não estar na graça.

     
  • At 9:49 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Dou graças por ti

     

Enviar um comentário

<< Home