naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

domingo, setembro 11, 2005

Memória pessoal vs. Memória "global"

Assisti à queda das Torres em directo de um café na Rua S.Filipe Nery, ao Rato. Foi há quatro anos. Na altura, trocava mensagens flirtosas com alguém que viria a tornar-se a minha relação amorosa mais duradoura. Lembro-me de estar ao balcão e de ver o segundo avião a atravessar-se. Não sei o que tomava, talvez café. Afinal a que horas é que foi? Associo o 11 de Setembro à incredulidade. Não acreditava que tal fosse possível. Não acreditava também que pudesse voltar a apaixonar-me tão cedo.
Entretanto, tantas coisas se passaram no mundo. A guerra, mais terrorismo, mais regras, catástrofes naturais, mortos e mais mortos. Imagens e imagens e imagens impressionantes. Duvido que, depois daquelas, tenha havido outra mais surpreendente, mais espectacular, mais abaladora das nossas crenças.
Entretanto, não me reconheço nessa pessoa de há quatro anos atrás. E tudo o que me aparece agora parece mais rico, menos "espectacular", mais verdadeiro. Há quatro anos atrás, o mundo mudou, era o que diziam. Eu não fazia ideia do que isso queria dizer, a mudança.
A queda daquelas Torres foi muito mais que uma imagem, embora só a partir dela, pudémos construir tudo o que está para além dela.
Hoje valorizo imensamente a queda das crenças, que por instantes julgámos inabaláveis. Quando caem, destroem tudo o que acreditávamos, e vemo-las como ilusões. Meras ilusões. Ficamos mais fortes, mais verdadeiros, embora temporariamente mais perdidos, à custa dessa destruição.
As Torres caíram. Que ilusões tombaram no mundo? Cenários inacreditáveis tornam-se mais prováveis, como em New Orleans. Mas não perdemos a capacidade de chocarmo-nos. E ainda bem. Porque quer dizer que há ainda algo que valorizamos acima de tudo.
Eu, apesar de tudo, ainda me choco. Ainda me surpreendo. Quer dizer que estou viva. Assim como o mundo, mesmo em destruição.
À custa de quê? E quanta destruição, em mim e no mundo, será mais necessária? Haverá novas Torres no mundo, provavelmente. Em mim, duvido.

1 Comments:

  • At 3:20 da tarde, Blogger ana said…

    " E tudo o que me aparece agora parece mais rico, menos "espectacular", mais verdadeiro. "

    Fico contente por ti. e por mim tb, já que subscrevo ;-)

     

Enviar um comentário

<< Home