naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

domingo, abril 10, 2005

Os snobs, segundo uma arrogante

A snobeira é uma das coisas que mais odeio. Tenho uma visão muito clara daquilo que define um snob. Até desenvolvi, por minha conta e risco, uma oposição entre o snob e o arrogante (categoria em que, infelizmente, muitas vezes caio).
Um Snob é alguém que, em determinada situação ou assunto, acha que os outros, ou as suas posições, pontos de vista, etc., são piores que ele.
Um arrogante é alguém que, nas mesmas condições, acha que é melhor que os outros.
Parece a mesma coisa, mas de facto não é. Um arrogante é um megalómono narcísico, só depende de si, um snob é pequenino, depende dos outros. Um arrogante pode ser apenas estúpido, mas não sente que os outros são piores, ele é que está simplesmente acima.
Não pretendo fazer a defesa da arrogância. Pretendo apenas atacar a snobeira.
Tenho alguns amigos snobs, mas perdoo-lhes essa falha (lá está a minha arrogância), porque consegui fundar uma plataforma de entendimento emocional com eles.
Fora os meus amigos, abomino a snobeira. Acho um sintoma de grande provincianismo, que não associo à província geográfica mas à província mental. Aqueles que acham que não há mais nada para lá do mundo que conhecem é que são os verdadeiros provincianos. Em Lisboa, há tanto provincianismo assente na ideia de Capital, que se traduz no desconhecimento sobre a realidade do resto de país. Como a frase que uma vez disse, há muitos muitos anos, no meu provincianismo urbano "há cinemas em braga?".
Enfim...
Os snobs são piores que isto.
Os snobs dão-me cá os nervos. Os piores são os intelectuais snobs. São tão entediantes. Como o programa da Clara Ferreira Alves na SIC Notícias, que, independentemente daquilo que eles estão a falar, me dá cá um aborrecimento. Têm uma atitude tão pedante que é impossível ouvi-los. Têm aquele esgar de sobranceria que lhe tira qualquer possibilidade de encanto. Estão tão seriamente envolvidos consigo que nem o humor os parece salvar. É normalmente quando riem que a sua snobeira vem ao de cima, porque normalmente quando isso acontece estão a rir-se de alguém.
Muitos snobs se sentem com certeza iluminados. Para lá da atitude snob cultural/artística/intelectual, o que mais me chateia é a snobeira social. A snobeira social, que é estrutural neste país, começa com palavras como as "neste país". Há uma lista infindável de expressões, o "povão", a "parvónia", todas elas reflectindo o mal-estar de se ser português e "os portugueses", esses "portugueses" dos quais os snobs se excluem, como se fossem especiais, como se não dependesse também deles o estado dos "portugueses". Muitas pessoas que estiveram no estrangeiro partilham deste mal. E, normalmente, quando me falam de Portugal e dos portugueses, logo lhes digo: pior que um português só um português que viveu no estrangeiro.

Não sei por que os snobs me afectam tanto. Provavelmente porque também eu sofro com a possibilidade -irreal na minha mente arrogante- de haver alguém que ache que eu sou pior que ele.

Não há nada mais típico.

5 Comments:

  • At 11:29 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    talvez a diferença entre um snob e um arrogante, seguindo o teu raciocínio, é que os arrogantes acham que são bons a fazer alguma coisa (que tem mais valias, algo com que colorir o mundo) enquanto que os snobs acham que os outros não têm nada pra dar (e desculpam a sua inactividade com a inactividade alheia).
    eu cá oscilo entre estes dois estados, dependendo da minha preguiça ou coragem.

     
  • At 2:14 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    “Só há duas coisas infinitas: o Universo e a estupidez humana. E, sobre o Universo, não tenho a certeza.” (Einstein)

    vacamarada

     
  • At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Penso que Einstein também escreveu sobre uma coisa que se chama Relatividade.

    Quem nunca foi snob na vida que atire a primeira pedra.

     
  • At 4:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Perdão, esqueci-me de assinar.

    ass: Snob Anónimo em recuperação - A.S.A. ( Associação dos Snobs Anónimos)

     
  • At 5:50 da tarde, Anonymous Eduardo said…

    Andava à procura de caracterizações de snobismos intelectuais, sociais e seus derivados como auxiliares de um texto que ia botar por aqui no meu blog. Tropecei no seu e não é que as emulações foram as mesmas? Achei graça ao seu texto e não achei graça nenhuma pois iria falar do mesmo assunto e sobre os mesmos personagens que usou como exemplo.Como também sou um bocadinho arrogante com a cretinice, estupidez e coisas que tais, a coincidência foi tal que desisti. Não conhecia o blog, vou seguir - vos.

     

Enviar um comentário

<< Home