naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

As segundas-feiras são como um mito grego, não vale a pena fugir

Hoje, a caminho do trabalho, encontrei, como me acontece quase todos os dias, um desses veículos da Escola de Condução Radical (à qual a sandera já se referiu no post "O nome das coisas"). Ao mesmo tempo, encontrei uma amiga minha no trânsito e persegui-a até estar ao lado dela a apitar. Ainda demorou algum tempo até ela se aperceber que devia olhar. Sorrimos, dissémos adeus e eu ultrapassei-a na minha velocidade habitual, quando estou sozinha a conduzir. Ontem, tinha-me acontecido o mesmo. Encontrei uns amigos na A5 e lá me pus ao lado deles a apitar. Enfim... Com isso em mente, dei-me conta que esse talvez fosse um dos ensinamentos da Condução Radical.

O fim-de-semana não me correu lá muito bem. Mas estranhamente estava com uma sensação boa para o resto da semana. Parecia-me uma boa manhã de segunda-feira, sol e rádio bem alta.

Com esta sensação boa, deparei-me com uma operação stop quase, quase a chegar ao trabalho. Obviamente mandaram-me parar. Obviamente fui multada. Não por excesso de velocidade, mas simplesmente porque não tenho a "papelada em ordem". Problemas com as moradas... a burocracia persegue-me. Sou alvo fácil.

Aquela sensação boa desvaneceu-se um pouco, depois de ver que no final tudo se resume a uns papéis bem preenchidos, entregues e assinados.

Mas, apesar disso, mantenho-me positivamente expectante. O agente não era um típico polícia português, baixo, gordo e com bigode. Era um jovem bonito, alto e magro, de pele negra, e foi muito simpático. Fiquei contente. Não me deu lições de moral, não me pressionou. Fez o trabalho dele. E é bom que nos apanhem, nós os que não nos conseguimos pôr em ordem, para ver se por uns momentos conseguimos pôr a vida real em comum acordo e adequação com os papéis burocráticos que nos balizam na sociedade.

4 Comments:

  • At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sem querer tirar-te o protagonismo, não posso deixar de te lembrar que alvo fácil somos todos! Com isto da burocracia não há muita volta a dar... Infelizmente somos todos protagonistas de históras Kafkianas... E só te quero lembrar que ir resolver um assunto requer sempre que já tenhas ido a outro sítio, onde, por sua vez te pediram novos dados, que tu nem sequer sabes...

    É uma SECA! Mas depois temos que nos rir! Porque só assim! Assistamos à vida como espectadores indiferentes! (era mais ou menso isto que dizia Henri Bergson no seo "RISO")

    E vou andando... depois de tantas literaturas...

    am

     
  • At 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oi,

    Ia-te responder, Ana Vicente, com uma coisa que me lembrei agora no outro dia, mas depois decidi arranjar também um blogue e pus lá o que tinha a dizer (que até agora e só uma frase).

    (Aliás, eu já escrevi um blogue antigo antes disto estar tão na moda por estes lados do atlantico, depois deixei-me disso).

    luispedro

     
  • At 3:21 da tarde, Blogger ana vicente said…

    É muito interessante essa ideia de comentar o nosso Blog através de outro blog. Ainda por cima internacional...
    Quanto ao teu comentário, poderia escrever um post sobre isso, mas não vou fazê-lo.
    O polícia não foi "uma dor". Cumpriu o trabalho esperado pela sociedade, na qual me incluo.

     
  • At 3:09 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Faço um trato contigo: organizo-te os papéis e entrego tudo para Internet; mas TU é que vais às Finanças: tenho pânico de ir às Finanças! Há dois dias fiz birra e chorei com a perspectiva de lá ir no dia seguinte, parecia ter 5 anos de idade. E em relação às Finanças e à Segurança Social é assim que me sinto quando me aproximo finalmente do balcão; tenho uma branca, começo a suar e esqueço-me de tudo... gaguejo e rio-me imenso de nervoso. O meu QI cai para debaixo da cadeira (deve ter medo do que tem que enfrentar nestes sítios!). Mas em casa, na Internet, a submeter impressos e a fazer as contas, sou a maior! Portanto: combinamos um serão por mês para acertar papeladas, com jantar ou chá. Fazemos disso um ritual e pode ser que desmistifique um pouco a coisa. Tenho tudo organizado em Excel: é um espectáculo. O que não explica porque é que recebi agora uma carta do IVA a dizer que vão "averiguar" e proceder ao "pagamento oficioso" do dinheiro do 3º trimestre de 2004... Ninguém é infalível, no que respeita a burocracias... não dá.
    M

     

Enviar um comentário

<< Home