naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

domingo, janeiro 09, 2005

My friends and my car and my car and my friends

Esta estúpida letra dos igualmente estúpidos Silence 4 serve para introduzir um tema totalmente diferente da música ou até mesmo da estupidez. Veio-me simplesmente à memória quando, neste fim-de-semana, guiava pacificamente o meu carro com três amigos meus e, num repente, começaram todos a falar ao telemóvel.
A distância era curta, mas naqueles cinco minutos quase todos conseguiram ter conversas longas ao telemóvel. Podem pensar, coitadinha, não tinha ninguém que lhe fizesse companhia, mas a questão nem sequer é essa. A verdade é que, como toda a gente sabe, quando alguém está a falar ao telemóvel ao pé de nós, a tendência natural é:
1) ouvir a conversa (por muito que uma pessoa tente abstrair-se, é humanamente impossível não ouvir, a não ser que se ponha a falar também ao telefone, ou se afaste, mas a verdade é que achamos sempre que a conversa vai durar pouco tempo);
2) imaginar com quem está a falar o/a nosso/a amigo/a (o grau de dificuldade deste passo depende da proximidade e do conhecimento que se tem da vida social do outro);
3) imaginar as respostas do interlocutor que não sabemos quem é (depende da imaginação e do volume a que esse interlocutor fala);
4) fazer juízos de valor, rir-se da conversa alheia, etc. (este passo é opcional e depende quase sempre da força de vontade, isto é da capacidade de controlar os pensamentos e a expressão).

Ora, já imaginaram fazer isto com três pessoas diferentes? Eu tentei e, em pelo menos dois dos telefonemas, consegui. Uma foi fácil, porque disse o nome da pessoa e a conversa era prática, noutra foi mais difícil porque era do estilo amoroso/querido, mas cheguei lá e, por último, não consegui de todo, porque a chamada foi abaixo.

Por favor, pessoas, quando estão dentro de um carro atendam o telemóvel, mas usem aquela frase "agora não posso falar, já te ligo". Mesmo que o condutor fique curioso por saber quem era e qual o teor dessa conversa proibida, ao fim de cinco minutos já se esqueceu, e vocês sempre ficam com ar de ser pessoas misteriosas. Agora, com o registo feito, é muito mais difícil. Eu sei do que estou a falar, tenho tendência para ser control freak.

Esforcem-se. O condutor agradece! É que nem sequer se pode afastar...