Obtusa
Não defendo o ponto de vista (ou ausência dele) da bestialidade, mas acredito que há momentos em que temos de ser bestas. E, muito importante, sermos tolerantes a esse lado obtuso - é a única forma de vivermos com ele ou, em caso de ser realmente danoso, ultrapassá-lo.
Uma vez ouvi um futuro médico (ai, que medo!) dizer que era uma estupidez uma pessoa ter um ataque de pânico e achar que ia morrer. Que grande disparate, dizia ele. Eu já assisti a ataques de pânico. Não é qualquer coisa que se resolve chamando a pessoa à razão. Ó querida, então estás assim porquê? Que disparate. - é o mesmo que dizer a um louco que ele está louco. Os argumentos racionais não têm validade. Custa-me que as pessoas não aceitem isso, em si e nas outras. É preciso compreender que há níveis que não são argumentativos nem racionais. Aborrece-me não haver a percepção do lado negro (que é para mim obviamente obtuso).
Isto serve para ataques de pânico, momentos de histeria, desnorte emocional, mas serve também para coisas pequenas, como o bairrismo ou o clubismo. Que adianta dizer a alguém que os jogadores, a táctica do meu clube é melhor, provando por A + B que assim é? Haverá alguém que troque de clube por argumentos racionais, do género "ah, este fica mais perto de casa". Não se discute o irracional, não se toma um cházinho enquanto se constatam os prós e os contras argumentativos; berra-se, chora-se, ri-se, rebola-se, estrebucha-se, luta-se.
Podem dizer-me que este argumento é perigoso. Ah pois é! Mas é mais perigoso acreditar que a sensatez é um dado adquirido e absoluto. Quando se combate por princípios, é bom saber que do outro lado há alguém cujo lado obtuso pode ultrapassar todos os limites viáveis - é por isso que existem leis e prisões. O Rousseau foi ao ar e o bom selvagem é menos credível que a história da carochinha.
Fala o meu lado racional.
2 Comments:
At 5:46 da tarde, Anónimo said…
É por não ouvirmos o lado racional, sensato ou justo que caimos em tentação!!
a.m.
ps - este vale tb pela conversa a 13 :P
At 2:33 da tarde, Anónimo said…
Ana, depois disto só há uma coisa a dizer
SPOOOOOOOOORRTINGGGGGGGGGGGG!!!
rakel
P.S Sporting sempre
Enviar um comentário
<< Home