naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

sábado, maio 14, 2005

Antes do apito, para os craques*

Antes que a coisa tenha lugar, apetece falar não da coisa em si, mas da expectativa que cria. Nas ruas, vêem-se pessoas de cachecol, no meu bairro, grupos juntam-se à esquina, às portas dos cafés, e falam da coisa, nas estradas os carros rolam como bolas para a baliza, com bandeiras e cachecóis esvoaçantes.

Eu estou preparada para a coisa, mas não é dela que falo nem falarei.

Esta expectativa, esta ligeira agitação, perpassa o ar. Existe tensão. E tantos sentimentos depositados neste momento. Tudo antes da coisa se dar. Porque no final, a euforia e a tristeza são sentimentos mais claros, mais brutos, mais directos. Antes da coisa, é tudo indefinido, nervoso miudinho.

Antes dos gritos e das lágrimas, urge perguntar: por que é assim a coisa? Irracional, obsessiva, entusiasta? E por que não haverá outras coisas a mexer assim com tanta gente?

Eu acho sempre bonito, mesmo sendo incompreensível. O que vem depois às vezes não é, muitas vezes é mesmo horrendo. Gostava que fosse bonito mais vezes, por tantas outras coisas.


*Para craques como este.