naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

sexta-feira, abril 22, 2005

O termo

Do grego thérme, calor, vem a palavra termo. Não sei se estão a ver do que estou a falar: recipientes que mantêm o calor. Em criança, tinha um termo, que usava às vezes para levar o almoço para a escola. Era castanho e tinha um ar robusto. Não o usava muito porque costumava almoçar em casa dos meus avós.

Hoje em dia desenvolvi uma nova relação com o termo. A Criança mudou de escola e passou a levar almoço de casa. A minha mãe arranjou um termo dos tempos modernos, com diferentes compartimentos e talheres incluídos (embora dispensável, este pormenor é fantástico). As minhas manhãs em que levo a Criança à escola passaram a ser, por isso, um verdadeiro atestado de vida adulta. À noite, tenho de pensar no almoço dele no dia seguinte e, de manhã, tenho de aquecê-lo e compartimentá-lo. Não é nada de mais, como devem calcular, mas tem um valor simbólico poderoso. Passei a ser eu a responsável. E às vezes a coisa dá para o torto, mas até isso, ao contrário do que pensámos durante anos, é uma marca da vida adulta.

Do latim terminu, termo também quer dizer limite, fim. Há uma fronteira -e por isso um termo- entre o dia em que o único termo que conheces era o que levavas para a escola e o dia em que o único termo que te interessa é o termo da Criança.
E a verdade é que, a partir dessa fronteira, aquilo que contemplas é a termo indefinido.

1 Comments:

  • At 12:47 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    o meu era laranja e branco, pelo menos o que me lembro... bunituuuu ...
    E o cesto? não tinhas um cesto? Eu tinha e hoje em dia ainda anda lá por casa. Serve para pôr os sacos do supermercado! Muito últil, indispensável!!
    Eu sempre disse o "térmus" nunca o termo... Se calhar já tendia para o términus desta porcaria cuja comidinha fica bem fatela!!! Com os sabores abafados... Soa a trauma, mas não, até porque hoje em dia passei do termo paro o tupper, o qual me dá muito jeito!
    BORA ALMOÇAR?

    a.m.

     

Enviar um comentário

<< Home