naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

terça-feira, janeiro 25, 2005

As mães

Tenho um fascínio especial por mães, devo confessar. Encantam-me.
As mães interessam-me. Interessa-me a maternidade em geral, a minha mãe em particular, a mãe dos outros, as mães da minha vida, eu como mãe. Adoro mães, adoro o tema.

Mas, agora aqui, apetece-me só falar do encanto especial das mães. Em particular, as da minha geração. As que conheço e as que não conheço, as que passam por mim com os filhos pela mão, as que vejo grávidas, as que falam dos filhos, as que se vê que são mães, até as mães que ainda não são mas que o desejam me encantam.

Qual é o encanto das mães? Pois não sei, mas sei que têm. Elas têm o "poder da beleza". Sinto-me sempre próxima de uma mãe. Encantam-me quando ficam descabeladas, desarrumadas, enxovalhadas, amachucadas, com nódoas e babas. Encantam-me quando estão encantadas, enervadas, desesperadas, intrigadas, assustadas, embevecidas, babadas ou simplesmente cansadas.

Encanta-me o lado negro das mães. O desejo de ser outra coisa além de mãe, o desejo de ser mulher, profissional, filha, amante, excitante e paralisante. Encanta-me vê-las sair sem os filhos, arranjarem-se e tentarem sair sem rastos de lambidelas, sem sacudidelas. Trazerem sempre qualquer coisa de mãe, mesmo quando julgam ter o quadro perfeito sem mácula de mãe. E como é difícil ficar incólume, apresentável, vestida, depois de uma despedida de mãe...

Encanta-me, e aqui já é o meu encanto a falar, aquela luz especial que têm. Encanta-me saberem que podem ser tudo o que quiserem, nunca deixando de ser mãe. Encanta-me a magia e o sentido que carregam.

É o meu encanto a falar e como, enfim, elas me encantam. Bem hajam as mães!

5 Comments:

  • At 11:47 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    e há aquele poema lindíssimo do herberto helder sobre as mães (que diz qualquer coisa como: as mães são o melhor que os filhos inventam...)

    e em cabo verde diz-se que estão em "estado interessante" as mulheres grávidas...

    e sim, quero ter filhos porque também quero ter a mãe que nascerá quando eu for pai

    é tudo tão bonito!

    beijo

     
  • At 11:49 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    queria ter assinado o comentário anterior mas esqueci-me. cá vai: mm

     
  • At 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    As mães encantam. Definitivamente! São donas do mundo enquanto tal, mas de um modo saudável, invejável até! Eu até costumo dizer ás vezes, a umas e outras, que estão com ar de mãe (mesmo não sendo)... que têm mãos de mãe... casaco de mãe... Não sei explicar, sinto. Normalmente ficam a olhar para mim. Ser-se mãe é ser-se de ferro (imagino, ainda não cheguei lá). Dar tudo pelo outro, perdoar zangar e continuar a amar. É um dom, um dádiva, uma honra, um tudo (dizem). Acredito que vá ser assim. Acredito também queàs vezes de tão babadas abusem da paciência dos amigos, mas isso não é com todas. Uma amiga de há muito é mãe e vejo nela um exemplo do mais saudável que há. Serenidade, confiança e controlo. Fascinante. Já para não dizer que desde que está grávida está mais bonita, desde que a Maria nasceu está mais bonita ainda!
    ...
    E ainda por cima ser-se mãe não significa deixar de ser outra coisa, amiga, mulher, amante, dona de casa, vizinha. É um MAIS na vida. Pode retirar tempo a outras coisas, mas não a sua qualidade, MELHORA TUDO, aliás!! [Espero eu que assim seja :))]

    a.m.

     
  • At 4:44 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Gostei muito :), eu e a minha mana deixamos de lutar pela perna de frango quando nasceu o puto (que continua a comer as pernas desenfriadamente), acho que desde ai somos também um pouco maezinhas dele.
    Tenho um especial fascínio pelas futuras mães, quando se chegam com as enormes barrigas, não consigo parar de olhar, acho lindo!

    beijinhos Filipa

     
  • At 12:16 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Manuela...
    ...
    ...
    ...
    LEMBRAS-TE!!!

    :)

    Adorei o tema, nao vou prolongar porque ja devem imaginar o que tenho imeeeeensas coisas a dizer...

    kunst

     

Enviar um comentário

<< Home