naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

quinta-feira, janeiro 27, 2005

Conversa a 13 - A primeira vez

Todos os meses, no dia 13, o Naperon lança-vos um desafio: escreverem o que quiserem sobre um tema proposto por nós - o Conversa a 13. Aceitaremos apenas 13 comentários, por isso terão de se apressar. Durante o mês, o post Conversa a 13 ficará sempre na primeira página do nosso blog para que todos os 13 possam participar.
Vá, ponham-se à conversa.

Desta vez o tema é: A primeira vez.

Contem histórias, falem sobre isso, o que quiserem. E lembrem-se é "A primeira vez" no sentido que vocês quiserem. Para nós, é a primeira vez que há Conversa a 13, por exemplo. Agradecemos desde já a vossa disponibilidade.

14 Comments:

  • At 10:24 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    não é primeira vez vez que faço um comentario num blog.. mas vou ser o primeiro a fazer este..... iupi quero o meu prémio.... sempre que somos os primeiros recebemos um prémio.. literalmente.... em todas as áreas... PRIMEIROS...

    CHICOC BOLILA

     
  • At 11:12 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    BOLAS!!! LOGO HOJE ADORMECI... não consegui ser a primeira... TAMBÉM QUERO PRÉMIO!!!!!

    Bem mas então falemos de uma primeira vez... e desculpem o desinteresse para alguns mas eu estou muito contenti porque ontem foi a primeira vez que consegui utilizar a minha máquina de costura!!! Recebi no Natal e de tanta nabice, nem com instruções estava a conseguir... MAS ontem consegui!! E até que ficaram linhas bem direitinhas, ehehe.
    E não! Não pensem que costurar é tradição de mulher dona de casa! Não ficarei em casa enquanto alguém trabalha. Ficarei de volta da máquina quando bem me apetecer. Na verdade recebi o presente porque insisti no meu querer :)))

    a.m.

     
  • At 3:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "Não vises ser o primeiro a ficar com o melhor para ti."

    pedro

     
  • At 3:23 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Nunca gostei de ser o primeiro. Mas também não é disso que se fala aqui. Fala-se de primeiras vezes. Eu não gosto de primeiras vezes. Por princípio, por fatalidade, não por opção. Fico com dores nas costas, dores de barriga, dores de cabeça e outras somatizações do género que me impedem sempre de usufruir em pleno uma primeira vez. Aprendi com o tempo a lidar com a minha ansiedade, a reduzir os níveis de expectativa, a aceitar o que viesse. E as primeiras vezes melhoraram e as segundas e as terceiras também...
    Mas as melhores primeiras vezes foram sempre inesperadas. Geralmente desígnios de algo que paira à minha volta e que não controlo. Já me cairam muitas prendas no colo e felizemente há primeiras vezes que não param de me surpreender.
    As outras melhores primeiras vezes são forçadas. Geralmente escondidas, abafadas por uma moralidade que me impuseram, ou pior, que me impus a mim próprio. Essas, arrancam carne, saem das entranhas e custam a digerir. Mas como diz o poeta - " a culpa é da vontade". E acabam por construir um passado marcado a sangue, com primeiras vezes inesquecíveis.
    Obrigado Ana e Sandera.
    Só voltando a onde comecei...nunca gostei de ser primeiro. Em questões práticas fui muitas vezes o último devido ao meu nome. Mas os últimos têm sempre uma vantagem. Devagar, devagarinho chegam lá e têm uma tendência inequívoca para perdurarem na memória...

    Vasco

     
  • At 3:32 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Não há nada como a 1ª vez. Em tudo!

    Até quando a experiência se revela uma má experiência, (por vezes) até essas nos fazem sentir maiores e mais ricos. Não desejaríamos voltar atrás. Espero eu, porque acredito mesmo que o que somos vem mesmo daquilo que vivemos, bom e mau, tudo junto num grande bolo de frutas secas e cristalizadas.

    Dou 3 vivas às 1as vezes, correr riscos e experimentar, não parar, não ter medo, não viver como sonâmbulos. Podermos olhar para o nosso passado recente e poder dizer com orgulho: falei com aquela pessoa pela 1ª vez há poucos meses e ficámos amigos; ontem experimentei ouvir um cd com que embirrava, mas pela 1ª vez foi com atenção e amei!; vou viver sozinho pela 1ª vez (medo, medo ;); nasceu hoje o meu 1º filho...

    Ser a 1ª quer dizer que nunca se experimentou antes, que há algo que ainda não foi descoberto. Existirá sensação que nos preencha mais por dentro que aquela que nos diz que avançámos mais no nosso horizonte, que alargámos o nosso olhar, que estamos vivos, enfim!

    Boas e, sobretudo, muitas primeiras vezes para todos os que lêem o blog naperino destas 2 moças inspiradas e com muito para dizer! (parabéns Ana e Sandera, a propósito, e já agora :))

    Ant Rita

     
  • At 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    ola e a primeira vez que comento no vosso blog....e e muito bom fazer parte desta equipa...deve ser a primeira vez que vao ter que fazer um esforco suplementar para ler nas entrelinhas porque o meu teclado nao coloca acentos...logo Sandera ja sabes quem sou!

    tenho vivido muitas primeiras vezes:
    saber que estava gravida e dormir a rir...
    ter uma filha e ve-la pela primeira vez (acho que e a mais bonita das primeiras vezes)...
    tudo o que advem dai e que com um novo ser e sempre a primeira vez...

    visitar um novo pais
    aprender uma nova cultura e nova lingua

    aprender...aprender e apreender...

    pela primeira vez vou tambem abrir um negocio por conta propria...ai que medo!!!
    por natureza nao consigo fazer nada por sistema entao a minha vida e uma serie de respostas aquela frase:
    Ha quanto tempo nao fazes nada pela primeira vez?

    kunst

     
  • At 6:52 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Cómo hei-de esquecer a primeira vez que...

    1. ...peguei a mão de outra pessoa para dançar na festa da escola? CONSTRANGEDOR, mas quando aceitou, foi um ALÍVIO!

    2. ...ouví dizer que o Pai Natal não existe? fiquei completamente DESILUDIDO.

    3. ... atrevi-me a dar um soco ao parvo do meu colega de escola que estava sempre a provocar-me? sentí pela 1ª vez ORGULHO de mim próprio. (ainda que depois o padre da escola nos tenha suspendido por uma semana de aulas)

    4. ...peguei num carro e entrei na auto-estrada? ALUCINANTE!

    5. ...viajei de avião? foi bom ficar a conhecer OUTRAS PERSPECTIVAS. Que pequenos que somos!

    6. ...saí do meu país natal? que EXTRAÑO que foi experimentar outras terras alheias; fantástico foi DESCOBRIR que não é mais do que o mesmo planeta, a mesma gente, com outras culturas.

    7. ...conseguí estalar os dedos? somos CAPAZES de fazer mais do que imaginamos! (sobretudo se se aprende aos 22 anos)

    8. ...conseguí pronunciar o R? o mesmo que antes, mas com 26 anos.

    9. ...atrevi-me a subir à prancha e saltar do alto para piscina? que DOR de barriga enquanto tomava a decisão de subir ou não; que SENSAÇÃO FANTÁSTICA e nova a de cair e sobreviver.

    10. ...comi rabo de formiga frita? Nunca imaginei que fosse TÃO BOM!

    11. ...falei numa palestra? Como suei! mas que FELIZ me senti quando ao terminar todos acharam bom.

    12. ...beijei com a lingua? Foi mesmo SUBLIME.

    13. ...amei? INESQUECÍVEL. Ainda penso nisso.

    KARDO

    PS: Quando é que vai algo para o dia 30?

     
  • At 9:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    kardo, kardo...nunca lhe disseram?

    voce e lindo se estivesse a mao de semear...dava-lhe a volta!!!

    kunst

     
  • At 9:55 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Qual a % de situações vividas pela primeira vez que me lembro?
    10% (excessivo),
    5% (ainda assim, muito),
    0,5% (também parece pouco). Ok, já estou a delirar…

    Mas sim, há uma primeira vez que me recordo muito bem aliás, esta situação tem várias primeiras vezes, infelizmente quase todos os dias.
    E aqui vai: perder a disputa por um lugar sentado no metro.
    Eu sei, parece ridículo mas para quem tem a sorte de ser utente diariamente e em horas de ponta, sabe a que me refiro. Não basta: sobretudo a dar para o nazi, mala, mochila, portátil, cachecol, luvas e guarda-chuva.
    Caso queira andar seguro queira ter estes conselhos em atenção:
    - Mal entre numa carruagem escolha um local estratégico. De preferência perto do corredor e nunca junto às portas.
    - Seja discreto na forma de procurar lugar. Deverá rodar todo o corpo e não apenas a cabeça e nunca confronte ninguém com o olhar.
    - Em caso algum deve estabelecer qualquer rivalidade com determinadas senhoras. Malas, saquinhos e guarda-chuvas tornam-se armas decisivas.
    - Não ouse comer o que quer que seja. (?)
    Assim, o melhor mesmo é manter-se de pé, bem coladinho aos restantes utentes (palavra feia!) e em qualquer situação sorrir!

    Guida

     
  • At 2:53 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ok... o assunto era para ser outro. Ía contar uma história engraçada que estou deste o almoço a ruminar...mas já me esqueci: esta sobrepôs-se brutalmente... A primeira vez que fiz um POST - esta!
    Tentei registar-me, para não ter que fazer parte da lista dos anónimos. Além de finalmente ter a paciência e a coragem de dar a cara - perdão, o nome - sou barrada com a inviabilidade do meu user name: não está "available"...WHAT?! como assim? e depois a password não não tem caracteres suficientes?!?! como assim? Que raio de desculpas arranjam para barrar uma pessoa! Quem é que este blog-server pensa que é? Eu conheço as donas disto!! Apresento aqui a minha queixa por escrito e espero que isto não se repita! Não basta um pessoa já estar ansiosa com a sua "primeira vez" num Post e ainda lhe arranjam problemas! Porque é que sempre que tento fazer um coisa do género me deparo com esta perseguição!?!? porque é que também nunca consegui fazer uma conta de mail sozinha? a minha conta de hotmail foi criado por um namorado meu quando eu estava em França e ele cá, e ainda fez a piada de pôr a password "algemas"! Ah pois é! Com "algemas" já deixam entrar qualquer um... Acho mal. Isto dos Logins devia ser mais fácil para as pessoas que só querem fazer um comentariozinho de vez em quando e para quem tudo isto é sempre uma primeira vez. Uma primeira vez frustrante que bloqueia a vontade de continuar a tentar. Vou pedir à Ana Vicente que me inscreva...
    M

     
  • At 7:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    porque a primeira coisa que me ocorre quando leio "conta a tua primeira vez" é aquilo que também vocês estão a pensar...e porque o facto da escrita ser uma ferramenta que nos permite transmitir o que realmente estamos a pensar ( a falar, muitas vezes não o fazemos, quer por embaraço, por pudor, por timidez, por sensatez...) aqui fica a descrição da minha primeira vez...em que me aproximei dele, depois de ter percorrido Quilómetros e Quilómetros, sempre com vontade de seguir mais adiante, sempre procurando evitar este encontro que eu sabia que iria ter as suas consequências, de tão ansiado e temido, confesso.
    Passou realmente muito tempo desde que me sinto uma mulher independente, com meios próprios, com uma vida feita à minha maneira, mas na verdade não havia maneira de consumar esta relação que tanto me atraia ao mesmo tempo me assustava.
    Por recear consumir as energias que ainda me impeliam para os seus braços, ponderei bastante, pensei em fugir dali rapidamente, mas na certa iria parar lá à frente a lamentar a oportunidade que perdi, o momento que não vivi...
    Respirei fundo... molhei os lábios, que entretanto tinham secado de tanta ânsia, lancei o olhar mais desafiador e desconcertante ou desconcertado e dirigi-me para o local combinado...
    14h00...14h30...Ele ali estava... vestia laranja ( que cor bonita esta ), estava parado, junto ao meu carro, a olhar-me fixamente...
    Abri a porta do carro, que nesse momento pesava o dobro, olhei em volta para ver se ninguém me via ( não sei se fui vista, mas eu só tinha olhos para ele )...
    Enchi-me de coragem, pequei nele e introduzi-o no meu carro...
    Paguei 20 euros. Não sei ainda a média que faço aos 100, mas esta foi a primeira vez que fui meter gasolina às bombas da Galp...

    um beijinho cheio de energia positiva da Fati

     
  • At 12:45 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

     
  • At 3:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Habitualmente não apagamos comments, mas nesta situação e dadas as características do conversa a 13, sentimos que era uma falta de respeito para com as pessoas que participaram activamente. Por isso e excepcionalmente foi apagado um comment.


    Sandera e Ana.

     
  • At 3:36 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Sim, provavelmente por isso e

     

Enviar um comentário

<< Home