naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

sexta-feira, março 11, 2005

Intrusão: the Red Square

Inaugurou ontem a exposição "Intrusão: the Red Square", da dupla de artistas João Maria Gusmão e Pedro Paiva, no Museu do Chiado em Lisboa.
Fui vê-la. Já conheço algum trabalho destes dois e se, no início, a obra não chegou completamente até mim, hoje considero-me fã.
O humor está claramente presente na obra, constituída essencialmente por filmes e fotografias. Nesta exposição, somos confrontados com mundos aparentemente absurdos, mas que no fundo evocam a realidade. Se há nonsense (e há), o sentido no entanto prevalece. Nas fotografias é-nos dado espaço para criar a nossa própria história e, não havendo narrativa, há pontos fulcrais que nos permitem construí-la livremente. Nos filmes, todos em película (16 mm), entramos numa situação em que o absurdo invoca temas bastante prementes. Para mim, são um reflexo da existência humana, a morte, a relação com o outro e o mundo na sua impossibilidade e desnorte. Talvez esteja a tentar demasiado explicar uma coisa que é, afinal, muito mais simples e por isso vou tentar recomeçar.
Na obra de João Maria Gusmão e Pedro Paiva, há ficção, não havendo narrativa. E isso dá-nos liberdade enquanto espectadores. No absurdo e no humor, não há no entanto distância porque reconheço o lado perdido da existência humana. Há uma ironia que serve de espelho do nosso próprio absurdo. E há além disso a criação de situações que estão tão bem, desculpem o termo, esgalhadas que é impossível não nos impressionarmos com o inteligência.

Não é uma arte de emoções ou de envolvência ou de deslumbre dos sentidos. É cerebral. Faz rir. É metafísica, sem ser fechada. E, desde o primeiro trabalho que vi, parece-me muito mais eficaz na relação com público. Eu sinto-me mais próxima. Não sei se foram eles que se aproximaram ou se fui eu que me aproximei. Eles saberão responder melhor.

Para convidar-vos a ir, até 22 de Maio, serve este post. Se prémios servem de argumentos, estes artistas plásticos receberam o último prémio EDP. E são bem apoiados pelo IA - Instituto das Artes.

Um conselho: escolham bem a corda com que se prendem.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home