naperon

Duas boas amigas juntam-se para desarrumar os bibelots.

domingo, maio 29, 2005

Pensamentos avulsos de mini-férias

(1)
O primeiro banho de mar é o melhor, o mais apetecível, mesmo na água fria da Ericeira.

(2)
À minha frente, cinco rapazes adolescentes tentam impressionar duas raparigas adolescentes. Estão a uns 50 metros de mim. Vejo-os bem porque estão num descampado. Uma das miúdas, a loura, está há vinte minutos ao telemóvel. Já se foram embora e já voltaram para o pé dos rapazes umas 2 ou 3 vezes. Eles insistem. São rapazes desocupados, meio de rua, os mesmos que provavelmente ontem à noite andavam pela terra aos gritos.
As miúdas vão-se definitivamente embora e eles começam a gritar SLB, entrecortado com comentários espirituosos como “ó boa!”.
A adolescência é-me estranha, penosa e irrita-me bastante. Sinto repúdio e pergunto-me sempre como serão em adultos e quanto tempo terão até lá chegar. Pouco ou demais?

(3)
Ao acordar sexta de manhã, não consigo evitar um sentimento de desolação. Sinto-me quase perseguida pessoalmente. Não se dá o verão a uma pessoa para tirá-lo logo no dia a seguir. Tinha planos e envolviam sol e praia.

(4)
Quando era mais nova, nas férias, os meus pais e muitas outras pessoas faziam fila para a cabine telefónica para darem notícias. Depois, eu própria, quando estava de férias sozinha (sem eles), usava as cabines telefónicas. Normalmente usávamos cartões com 100 impulsos. Antes de haver telemóveis. Hoje na Ericeira, vi também algumas cabines cheias. Estrangeiros, principalmente, mas não turistas, imigrantes brasileiros e de leste. O conceito de ligar para casa mudou substancialmente.

(5)
Sem sol, entretive-me a ver o 2ºepisódio do Star Wars (o ataque dos clones), para poder ver, agora, o último episódio. O rapazinho não é terrível, mas imagino que, com um bom actor, a personagem de Anakin/Darth Vader poderia conquistar toda a gente. Ficaríamos deslumbrados e efectivamente solidários com o rapaz. Mas, ainda não vi o terceiro, por isso…

3 Comments:

  • At 2:27 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    As cabines da Ericeira ali, no Jogo da Bola. Também lá estive, outrora. Também liguei das cabines e do turismo. Também tomei banhos gélidos, na Baleia, que me encantaram. Se calhar o primeiro era sempreo melhor, acredito...
    A revoada dos pardais sobre as copas do Jogo da Bola ao entardecer...
    Falaste do meu Éden, agora distante...Obrigada!

     
  • At 6:50 da tarde, Blogger Sam said…

    (1)
    Este ano ainda não tive direito. Isto em 30 de Maio, parece mentira. É aquele banho de mar em que pensamos como é que é possível passarmos tantos meses sem um banho de mar.

    (2)
    A mim, a adolescência fascina-me porque acho que passei directamente dos 12 para os 30 anos.

    (3)
    TAL MAL!

    (4)
    E na Ilha de Tavira, onde existiam apenas dois telefones públicos para um parque de campismo, mais uma praia enorme e uns dez restaurantes?

    (5)
    Star Wars, só os episódios originais. O resto é demasiado Senhor dos Aneis para mim.

    [E é isto, num coffee break]

     
  • At 8:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Eu consegui molhar os pés.. e apesar de estar na costa de caparica, não deixei de me sentir imensamente bem com a areia a lembrar-me a pele.
    Da adolescência, recordo as festas na escola, os encontros atrás do bloco para os primeiros beijos, e os amigos, muitos..e sim, passou bastante tempo de lá até agora, mas sou saudosista e foram dias felizes (perspectiva diferente não?)

     

Enviar um comentário

<< Home